Processo de contas a pagar

Processo de contas a pagar




O processo de contas a pagar permite um total controle das obrigações que implicarão na redução de recursos financeiros e que serão debitados da conta corrente do beneficiário. 


Os lançamentos de uma conta a pagar podem ser realizados para:

  1. O imóvel: em que o valor a ser pago será rateado entre os proprietários e beneficiários.
  1. O beneficiário: em que o valor a ser pago será de responsabilidade do próprio beneficiário.

No segundo caso, os lançamentos devem possuir proprietário e beneficiário associado, uma vez que o sistema precisa dessa referência para saber quem será o responsável pelo pagamento da conta. 


Exemplo: um imóvel possui 3 proprietários e cada um dos proprietários possui 2 beneficiários. Assim, é preciso definir o proprietário e seu respectivo beneficiário responsável pela despesa. 


Para despesas que serão rateadas entre todos os beneficiários, selecione apenas o imóvel. O sistema fará o rateio conforme os percentuais definidos no cadastro do imóvel.

Para realizar o lançamento de uma conta a pagar acesse o menu LançamentoContas a Pagar > Lançamento.



Ao abrir a tela, clique em Inserir e preencha os campos:

  1. Imóvel: selecione o imóvel a que se refere o lançamento. Se este lançamento não se referir a nenhum imóvel específico, este campo deve ser deixado em branco;
  1. Proprietário: selecione o proprietário responsável pelo lançamento. Observação: após a seleção do imóvel, este campo é automaticamente preenchido com o nome do proprietário principal;
  1. Beneficiário: selecione o beneficiário responsável pelo lançamento. Após seleção do imóvel ou proprietário, este campo é automaticamente preenchido com o nome do beneficiário principal;
  1. Fornecedor: selecione o fornecedor responsável pelo lançamento;
  1. Dados pagto: selecione os dados bancários para o pagamento do fornecedor;
  1. Histórico: defina qual o histórico de contas deste lançamento;
  1. Complemento: caso necessário inserir alguma informação complementar ao lançamento, utilize este campo;
  1. Tipo pagamento: selecione qual será o tipo de pagamento da conta (dinheiro, cheque, débito etc.);
  1. Documento na empresa: selecione esta opção se o documento estiver na empresa;
  1. Documento bloqueado: selecione esta opção caso o documento esteja bloqueado;
  1. Repasse ao locatário: caso deseje realizar a transferência automática dos valores da cobrança ao locatário do imóvel, esta opção deve ser ativa. Neste caso, a dívida será assumida pelo locatário;
  1. Vencimento: informe a data de vencimento do repasse ao locatário;
  1. Faturamento: informe a data de faturamento do repasse;
  1. Valor: informe o valor que o locatário assumirá.


Preencha os campos referentes ao valor do lançamento:

  1. Mês referência: informe o mês de referência da conta;
  1. Criação: o sistema exibirá a data de criação da conta;
  1. Situação: escolha a situação do lançamento realizado;

Em aberto: é a opção default (padrão) do lançamento;

Baixada: neste caso a conta é lançada na situação baixada. Caso seja informado como baixada, o sistema considera que já houve o seu pagamento;

Cancelada: selecione esta opção se a conta foi cancelada;

  1. Vencimento: informe a data de vencimento da conta;
  1. Valor lançamento: informe o valor da conta;
  1. Nota fiscal: informe o número da nota fiscal da conta;
  1. Data emissão NF: digite a data de emissão da nota fiscal;
  1. Nº de parcelas: com esta opção será possível informar quantas parcelas esta conta foi dividida;
  1. Parcela: caso seja uma conta parcelada, informe a qual parcela o lançamento se refere.


Pesquisa Lançamento

Na pesquisa de contas a pagar é possível visualizar, alterar e excluir os lançamentos realizados. Para realizar a alteração e exclusão de um lançamento, é necessário que o lançamento esteja na situação em aberto e que não faça parte de nenhum repasse.

Para realizar a consulta de uma conta a pagar, acesse o menu LançamentosContas a pagar Pesquisa lançamento.



Utilize os filtros para localizar os lançamentos desejados.

Após definição dos filtros, clique em Filtrar.


  1. Mês: escolha o mês de referência do lançamento ou marque a opção Todos os meses;
  1. Vencimento: escolha o período de vencimento do lançamento ou marque a opção Todos os vencimentos;
  1. Situação: escolha a situação do lançamento, se em aberto, baixado ou todos;
  1. Imóvel: selecione o imóvel responsável pelo lançamento. Caso deseje, marque a opção Todos os imóveis;
  1. Beneficiário: selecione o beneficiário responsável pela conta a pagar. Caso deseje, deixe a opção Todos os beneficiários marcada;
  1. Fornecedor: selecione o fornecedor responsável pelo lançamento. Caso deseje, utilize a opção Todos os fornecedores marcada;
  1. Histórico: selecione o histórico do lançamento, ou deixe a opção Todos os históricos marcada;
  1. Alterar: nas contas em aberto, é possível alterar seus dados, para isso, selecione o lançamento e clique no botão Alterar;
  1. Visualizar: para as contas baixadas é possível visualizar os detalhes do lançamento ao selecioná-lo e clicar no botão Visualizar

Como mencionado acima, para realizar a alteração e exclusão de um lançamento, é necessário que o lançamento esteja na situação em aberto e que não faça parte de nenhum repasse.


Baixa e cancelamento de contas a pagar

Acesse menu LançamentosContas a PagarBaixa/Cancelamento.



Ao abrir a tela, preencha os campos de filtro:

  1. Mês: informe o mês do lançamento ou Todos os meses;
  1. Vencimento: informe a data de início e fim dos lançamentos;
  1. Situação: selecione a situação do lançamento (em aberto, baixada, todas);
  1. Imóvel: selecione o imóvel;
  1. Nº cheque: informe o número do cheque;
  1. Pesquisa por nº do cheque: selecione esta opção para buscar pelo número do cheque;
  1. Nº lote: informe o número do lote;
  1. Pesquisa por nº do lote: selecione esta opção para buscar pelo número do lote.


Após preencher os filtros, clique no botão Filtrar.


Selecione registros em aberto para baixar ou selecione os baixados para cancelar;

Para ativar acréscimos na baixa, selecione a opção Ativar acréscimo e preencha os campos:

  1. Valor: o sistema exibe o valor do lançamento;
  1. Correções: informe o valor de correções a ser cobrado;
  1. Juros: informe o valor de juros a ser cobrado;
  1. Descontos: informe o valor de desconto para este lançamento;
  1. Multas: informe o valor de multa a ser cobrado;
  1. Total: o sistema exibe o total a ser pago após os acréscimos.


Para cancelar uma baixa já realizada, utilize o filtro com a situação de conta baixada. Selecione o lançamento e clique em Cancelar baixa.




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