O processo de contas a pagar permite um total controle das obrigações que implicarão na redução de recursos financeiros e que serão debitados da conta corrente do beneficiário.
Os lançamentos de uma conta a pagar podem ser realizados para:
- O imóvel: em que o valor a ser pago será rateado entre os proprietários e beneficiários.
- O beneficiário: em que o valor a ser pago será de responsabilidade do próprio beneficiário.
No segundo caso, os lançamentos devem possuir proprietário e beneficiário associado, uma vez que o sistema precisa dessa referência para saber quem será o responsável pelo pagamento da conta.
Exemplo: um imóvel possui 3 proprietários e cada um dos proprietários possui 2 beneficiários. Assim, é preciso definir o proprietário e seu respectivo beneficiário responsável pela despesa.
Para despesas que serão rateadas entre todos os beneficiários, selecione apenas o imóvel. O sistema fará o rateio conforme os percentuais definidos no cadastro do imóvel.
Para realizar o lançamento de uma conta a pagar acesse o menu Lançamento > Contas a Pagar > Lançamento.
Ao abrir a tela, clique em Inserir e preencha os campos:
- Imóvel: selecione o imóvel a que se refere o lançamento. Se este lançamento não se referir a nenhum imóvel específico, este campo deve ser deixado em branco;
- Proprietário: selecione o proprietário responsável pelo lançamento. Observação: após a seleção do imóvel, este campo é automaticamente preenchido com o nome do proprietário principal;
- Beneficiário: selecione o beneficiário responsável pelo lançamento. Após seleção do imóvel ou proprietário, este campo é automaticamente preenchido com o nome do beneficiário principal;
- Fornecedor: selecione o fornecedor responsável pelo lançamento;
- Dados pagto: selecione os dados bancários para o pagamento do fornecedor;
- Histórico: defina qual o histórico de contas deste lançamento;
- Complemento: caso necessário inserir alguma informação complementar ao lançamento, utilize este campo;
- Tipo pagamento: selecione qual será o tipo de pagamento da conta (dinheiro, cheque, débito etc.);
- Documento na empresa: selecione esta opção se o documento estiver na empresa;
- Documento bloqueado: selecione esta opção caso o documento esteja bloqueado;
- Repasse ao locatário: caso deseje realizar a transferência automática dos valores da cobrança ao locatário do imóvel, esta opção deve ser ativa. Neste caso, a dívida será assumida pelo locatário;
- Vencimento: informe a data de vencimento do repasse ao locatário;
- Faturamento: informe a data de faturamento do repasse;
- Valor: informe o valor que o locatário assumirá.
Preencha os campos referentes ao valor do lançamento:
- Mês referência: informe o mês de referência da conta;
- Criação: o sistema exibirá a data de criação da conta;
- Situação: escolha a situação do lançamento realizado;
Em aberto: é a opção default (padrão) do lançamento;
Baixada: neste caso a conta é lançada na situação baixada. Caso seja informado como baixada, o sistema considera que já houve o seu pagamento;
Cancelada: selecione esta opção se a conta foi cancelada;
- Vencimento: informe a data de vencimento da conta;
- Valor lançamento: informe o valor da conta;
- Nota fiscal: informe o número da nota fiscal da conta;
- Data emissão NF: digite a data de emissão da nota fiscal;
- Nº de parcelas: com esta opção será possível informar quantas parcelas esta conta foi dividida;
- Parcela: caso seja uma conta parcelada, informe a qual parcela o lançamento se refere.
Pesquisa Lançamento
Na pesquisa de contas a pagar é possível visualizar, alterar e excluir os lançamentos realizados. Para realizar a alteração e exclusão de um lançamento, é necessário que o lançamento esteja na situação em aberto e que não faça parte de nenhum repasse.
Para realizar a consulta de uma conta a pagar, acesse o menu Lançamentos > Contas a pagar > Pesquisa lançamento.
Utilize os filtros para localizar os lançamentos desejados.
Após definição dos filtros, clique em Filtrar.
- Mês: escolha o mês de referência do lançamento ou marque a opção Todos os meses;
- Vencimento: escolha o período de vencimento do lançamento ou marque a opção Todos os vencimentos;
- Situação: escolha a situação do lançamento, se em aberto, baixado ou todos;
- Imóvel: selecione o imóvel responsável pelo lançamento. Caso deseje, marque a opção Todos os imóveis;
- Beneficiário: selecione o beneficiário responsável pela conta a pagar. Caso deseje, deixe a opção Todos os beneficiários marcada;
- Fornecedor: selecione o fornecedor responsável pelo lançamento. Caso deseje, utilize a opção Todos os fornecedores marcada;
- Histórico: selecione o histórico do lançamento, ou deixe a opção Todos os históricos marcada;
- Alterar: nas contas em aberto, é possível alterar seus dados, para isso, selecione o lançamento e clique no botão Alterar;
- Visualizar: para as contas baixadas é possível visualizar os detalhes do lançamento ao selecioná-lo e clicar no botão Visualizar.
Como mencionado acima, para realizar a alteração e exclusão de um lançamento, é necessário que o lançamento esteja na situação em aberto e que não faça parte de nenhum repasse.
Baixa e cancelamento de contas a pagar
Acesse menu Lançamentos > Contas a Pagar > Baixa/Cancelamento.
Ao abrir a tela, preencha os campos de filtro:
- Mês: informe o mês do lançamento ou Todos os meses;
- Vencimento: informe a data de início e fim dos lançamentos;
- Situação: selecione a situação do lançamento (em aberto, baixada, todas);
- Imóvel: selecione o imóvel;
- Nº cheque: informe o número do cheque;
- Pesquisa por nº do cheque: selecione esta opção para buscar pelo número do cheque;
- Nº lote: informe o número do lote;
- Pesquisa por nº do lote: selecione esta opção para buscar pelo número do lote.
Após preencher os filtros, clique no botão Filtrar.
Selecione registros em aberto para baixar ou selecione os baixados para cancelar;
Para ativar acréscimos na baixa, selecione a opção Ativar acréscimo e preencha os campos:
- Valor: o sistema exibe o valor do lançamento;
- Correções: informe o valor de correções a ser cobrado;
- Juros: informe o valor de juros a ser cobrado;
- Descontos: informe o valor de desconto para este lançamento;
- Multas: informe o valor de multa a ser cobrado;
- Total: o sistema exibe o total a ser pago após os acréscimos.
Para cancelar uma baixa já realizada, utilize o filtro com a situação de conta baixada. Selecione o lançamento e clique em Cancelar baixa.