Cadastro de pessoas

Cadastro de pessoas



        




Em cadastro de pessoas realize a inclusão de todas as pessoas que farão parte do cadastro da empresa, do contrato de locação, proprietário, locatário, beneficiário, fiador etc. 

Para iniciar o cadastro acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa


Campos Iniciais 


Tipo cadastro: as pessoas podem assumir vários papéis no sistema. Por isso, antes de iniciar cadastro é necessário definir o tipo que ela assumirá no processo. 

 


 

Pessoa: proprietário, locatário, fiador, beneficiário. 


Cliente potencial: pessoas que a imobiliária está captando para administrar os imóveis ou contratos de locação. 


Corretor: corretores da imobiliária. 


Atendente e responsável: atendentes e responsáveis pela imobiliária. 


Código: o campo código é preenchido automaticamente ao gravar o cadastro da pessoa. Com o cadastro realizado, utilize este campo para localizar uma pessoa específica. 



 

Vínculos: ao clicar nesta opção, o sistema exibe a situação da pessoa e seus vínculos dentro do sistema, ou seja, se ela é proprietária, beneficiária ou locatária. 

 


 

Aba Principal 


Nesta aba informe os principais dados da pessoa. 


Como Cadastrar os Dados Principais 


Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa > Principal
 

Clique no botão Inserir ou selecione um registro já existente para alterá-lo através do botão Alterar

 


 

 Preencha os seguintes campos: 

 


 

Tipo Pessoa: informe se a pessoa é do tipo física ou jurídica (empresa). 


Obs.: os demais campos serão habilitados de acordo com a escolha deste campo. 


Status: selecione se a pessoa está ativa ou inativa. 


Ativo: a pessoa estará disponível para as operações do sistema. 


Inativo: a pessoa só estará disponível para consultas. 


Nome: se o tipo de pessoa for física, informe seu nome. 


Razão Social: se o tipo de pessoa for jurídica, informe o nome da razão social da empresa. 


CPF/CNPJ: de acordo com o tipo de pessoa, cadastre o número de CPF ou CNPJ. 


Identidade: se o tipo de pessoa for física, cadastre o número do documento de identidade. 


Inscr. Municipal: se o tipo de pessoa for jurídica, informe o número da inscrição municipal da empresa. 


Inscr. Estadual: se o tipo de pessoa for jurídica, informe o número da inscrição estadual da empresa. 


Creci: informe o número da inscrição no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). 


Sexo: para o tipo de pessoa física, selecione o sexo. 


Data nascimento: para o tipo de pessoa física, informe a data de nascimento. 


Data falecimento: para o tipo de pessoa física, informe a data de falecimento. Antes de informar esta data, cadastre o contato do inventariante através da aba Contatos


Estado civil: para o tipo de pessoa física, informe o estado civil. 


Naturalidade: para o tipo de pessoa física, informe sua naturalidade (estado onde nasceu). 


Nacionalidade: para o tipo de pessoa física, informe sua nacionalidade (país onde nasceu). 


Ramo atividade: para o tipo de pessoa jurídica, informe o ramo de atividade da empresa. 


Profissão: para o tipo de pessoa física, informe a profissão exercida pela pessoa. 


Cônjuge: para pessoa física, informe o nome do seu companheiro. 


Dependente IRRF: informe o número de dependentes do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). 


Local cobrança: informe o local de pagamento das cobranças geradas para esta pessoa, se em carteira (na própria imobiliária) ou no banco (permite emissão de boleto laser). 


CNAE: informe a classificação nacional de atividades econômicas. 


NDP (não domiciliado no país): se a pessoa física não tiver nacionalidade brasileira, e, portanto, não tem CPF, marque esta opção.


A especificação é importante para a declaração ao DIMOB (Declaração de Informações Imobiliárias). 

 

Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar

 


 

Aba Endereços 


Nesta aba informe o(s) endereço(s) da pessoa. É fundamental que o endereço de cobrança seja preenchido, pois sem ele não será possível realizar emissão de boletos para essa pessoa. 

 

Como Cadastrar Endereço Residencial/Cobrança/Comercial 


Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa > Endereços
 

Clique no botão Inserir ou selecione um registro para alteração através do botão Alterar.

 

Selecione a guia Endereços e preencha os seguintes campos: 

 


 

 - Edifício: selecione ou cadastre um novo edifício. 


Logradouro: informe o logradouro do endereço. Exemplo: rua, avenida, beco, praças etc. 


Número: informe o número do endereço. 


Complemento: informe o complemento do endereço. Exemplo: apto 201, bloco A etc. 


Bairro: selecione ou cadastre um novo bairro. 


Região: selecione ou cadastre uma nova região. 


Cidade: selecione ou cadastre uma nova cidade. 


CEP: informe o CEP. 


Telefones: informe até 2 números telefones de contato. 

 

Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar

 


 

 

Aba Residencial 


Informe nesta aba o endereço residencial da pessoa. Nesta aba é possível utilizar as seguintes opções: 



 

Resgatar: utilize esta opção para resgatar o endereço de algum imóvel já cadastrado. 


Resgatar endereço de imóvel: ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela de filtro. Localize o imóvel desejado e clique no botão Selecionar. 


Replicar: nesta opção é possível replicar o endereço já cadastrado em outra aba do cadastro de endereço. 


Cobrança: clique nesta opção para replicar o endereço residencial para o endereço de cobrança. 


Comercial: clique nesta opção para replicar o endereço residencial para o endereço comercial 

 

Aba Cobrança 


Informe nesta aba o endereço de cobrança. Nesta aba é possível utilizar as seguintes opções: 



  

Resgatar: utilize esta opção para resgatar o endereço do imóvel. 


Resgatar endereço de imóvel: ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela de filtro. Localize o imóvel e clique no botão Selecionar


Replicar: nesta opção será possível replicar o endereço já cadastrado em outra aba do cadastro de endereço. 


Residencial: clique nesta opção para replicar o endereço de cobrança para o endereço residencial. 


Comercial: clique nesta opção para replicar o endereço de cobrança para o endereço comercial. 

 

Aba Comercial 


Informe o endereço comercial da pessoa, caso seja diferente dos demais. Nesta aba é possível utilizar as seguintes opções: 



  

Resgatar: utilize esta opção para resgatar o endereço de algum imóvel já cadastrado. 


Resgatar endereço de imóvel: ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela de filtro. Localize o imóvel e clique no botão Selecionar


Replicar: nesta opção será possível replicar o endereço já cadastrado em outra aba do cadastro de endereço. 


Cobrança: clique nesta opção para replicar o endereço comercial para o endereço de cobrança. 


Residencial: clique nesta opção para replicar o endereço comercial para o endereço residencial. 

 

Conta Corrente 


Nesta aba informe a conta corrente da pessoa. Esta conta será utilizada para realizar repasses, transferências etc. 

 

Como Selecionar Conta Corrente 


Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa > Conta Corrente

 

Clique no botão Inserir ou selecione um registro para alterar através do botão Alterar

 

Clique no botão (+) para selecionar uma nova conta corrente. 

 


 

Na tela de Conta Corrente selecione ou cadastre um novo banco. 

 


 

 Informe os dados da conta corrente. 



 

 

Referência: informe a descrição da conta corrente. Essa descrição identificará a conta no sistema Imobiliária21. 


Agência: informe os números da agência bancária. 


Nome Agência: informe o nome da agência bancária. 


Conta: informe os números da conta. 


Tipo Conta: selecione o tipo da conta (corrente, poupança, aplicação, outros). 


Natureza: informe se essa conta é de pessoa física ou jurídica. 


Praça: informe a localidade da agência. 


Conta Corrente Principal: selecione esta opção caso essa conta seja a principal. 


Inativo: selecione esta opção para inativar uma conta corrente. 

 

Ao finalizar o cadastro clique no botão Gravar

 


   

Ao voltar para aba Conta Corrente, é possível selecionar mais contas ou excluí-las através do botão (-)

 


 

 Caso possua mais de uma conta, para alterar a conta corrente principal, marque qual conta deseja tornar principal na coluna Principal

 


 

 Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar

 


 

 

Aba Proprietário

 

Nesta aba é possível configurar opções específicas para pessoas que são proprietárias. 


Obs.: essa aba só será exibida após selecionar a pessoa que é proprietária, ou seja, que esteja vinculada em imóveis como Proprietários. 

  

Aba Dados 


Nesta aba é possível realizar as configurações dos repasses e contas do proprietário. 

  

Como Cadastrar Dados 


Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro de Pessoa > Proprietário > Dados

 

Selecione um proprietário e clique no botão Alterar

 

Preencha os seguintes campos: 

 


 

Repasse: nesta opção será possível gerenciar as restrições dos repasses dos proprietários. 


Gerenciamento: selecione qual a situação do repasse do proprietário: 


Permitir repasse: o sistema autoriza que o repasse seja realizado. 


Bloquear repasse: o sistema não autoriza que o repasse seja realizado. 


Exibir alerta: ao realizar o repasse, o sistema exibe um alerta para que o administrador verifique a situação do proprietário antes de dar continuidade. 


Alertar ao selecionar: ao selecionar o proprietário na tela de repasse, o sistema exibe um alerta. 


Mensagem Alerta: por padrão, ao selecionar o gerenciamento, o sistema exibe as mensagens de alerta que serão apresentadas, mas é possível alterá-las. 


Para realizar o repasse acesse o menu Lançamentos > Conta Corrente > Repasse Individual / Coletivo.

 

Contas a Pagar: nesta opção será possível gerenciar as restrições lançamentos de contas a pagar dos proprietários. 


Gerenciamento: selecione qual a situação do lançamento das contas a pagar do proprietário: 


Permitir: o sistema permite o lançamento de contas a pagar sem restrições. 


Bloquear: o sistema não permite o lançamento de contas a pagar. 


Exibir alerta: ao lançar contas a pagar, o sistema exibe um alerta para que o administrador verifique a situação do proprietário antes de dar continuidade. 


Limite por saldo: o sistema permite o lançamento de contas a pagar que não ultrapassem o saldo especificado no campo Valor Limite. Se a conta ultrapassar esse valor o sistema não efetua o lançamento. 


Liberação de saldo por senha: o sistema permite o lançamento de contas a pagar que não ultrapassem o saldo especificado no campo Valor Limite. Se ultrapassar, o administrador poderá inserir uma senha para desbloquear os outros valores. 


Mensagem Alerta: por padrão, ao selecionar o gerenciamento, o sistema exibe as mensagens de alerta que serão apresentadas, mas é possível alterá-las. 


Classificação: selecione ou cadastre uma nova classificação deste proprietário. 


Tipo Depósito: selecione ou cadastre o tipo de depósito. 


Assessor: selecione o assessor do proprietário. 


Valor adicional carnê leão: informe o valor a ser acrescido no imposto. 


Data início administração: informe a data início da administração do imóvel. 


Recolher carnê leão: selecione esta opção para abater o imposto no valor do repasse. 


Isento de cobrança de correção saldo devedor: selecione esta opção para isentar o proprietário de correções em saldos devedores. 


Não considerar para o extrato da gráfica: selecione essa opção para não considerar o proprietário para o extrato da gráfica 

 

Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar

 

Aba Despesas Regulares Proprietário 


Nesta tela é possível cadastrar as despesas que a imobiliária administra para o proprietário, ou seja, caso ele solicite, a imobiliária ficará responsável pelo pagamento das suas contas utilizando o dinheiro do aluguel. 

  

Como Cadastrar Despesas Regulares Proprietário 


Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro de Pessoa > Proprietário > Despesa Regular

 

Selecione um proprietário e clique no botão Alterar

 

Clique no botão (+) para inserir um novo documento. 

 


 

Na tela Despesas Regulares Proprietário, preencha os seguintes campos: 



 

Beneficiário: selecione de qual beneficiário será descontado o valor da despesa ao gerar o repasse. 


- Histórico: selecione o histórico da despesa regular. 


- Fornecedor: selecione o fornecedor. 


- Dados Pagto: ao selecionar um fornecedor, os dados bancários serão apresentados automaticamente. 


- Complemento: campo livre para adicionar detalhes sobre a despesa. 

- Tipo Lançamento: informe em qual período esse serviço será lançado (Todos osMeses, Por período ou Periodicidade em meses). 

- Tipo Pagamento: selecione qual a forma de pagamento (dinheiro, cheque, débito automático, internet, caixa automático, borderô, outros). 


- Descrição: informe uma descrição para a despesa. 


- Mostrar Mês Referência no Complemento: selecione esta opção para exibir no complemento o mês de referência. 


Cobrança: 


- Dia Vencimento: informe o dia de vencimento da despesa. 

- Tipo Valor: selecione se o tipo será valor ou fórmula. 

- Valor: informe o valor da despesa. 


- Formula: se você selecionou esse tipo de cálculo, entre em contato com Group Software para que a fórmula seja criada. 


- Mês Vencimento: informe se deseja cobrar a despesa no mês anterior a referência, ou seja, no mês antes do pagamento da despesa. No mês referência, sendo cobrado no mesmo mês do pagamento da despesa. Ou no mês seguinte a referência, sendo cobrado no mês depois do pagamento da despesa. 


Isento: para isentar o proprietário desta despesa selecione esta opção. 


- Motivo Isenção: selecione o motivo da isenção. 

 

Ao finalizar, clique no botão Gravar

 


 

 

Ao voltar para aba DespesasRegular é possível criar mais despesas ou excluí-las através do botão (-)

 


 

 

Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar

 


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