Para iniciar o cadastro acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa.
Campos Iniciais
Tipo cadastro: as pessoas podem assumir vários papéis no sistema. Por isso, antes de iniciar cadastro é necessário definir o tipo que ela assumirá no processo.
Pessoa: proprietário, locatário, fiador, beneficiário.
Cliente potencial: pessoas que a imobiliária está captando para administrar os imóveis ou contratos de locação.
Corretor: corretores da imobiliária.
Atendente e responsável: atendentes e responsáveis pela imobiliária.
Código: o campo código é preenchido automaticamente ao gravar o cadastro da pessoa. Com o cadastro realizado, utilize este campo para localizar uma pessoa específica.
Vínculos: ao clicar nesta opção, o sistema exibe a situação da pessoa e seus vínculos dentro do sistema, ou seja, se ela é proprietária, beneficiária ou locatária.
Aba Principal
Nesta aba informe os principais dados da pessoa.
Como Cadastrar os Dados Principais
Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa > Principal.
Clique no botão Inserir ou selecione um registro já existente para alterá-lo através do botão Alterar.
Preencha os seguintes campos:
- Tipo Pessoa: informe se a pessoa é do tipo física ou jurídica (empresa).
Obs.: os demais campos serão habilitados de acordo com a escolha deste campo.
Status: selecione se a pessoa está ativa ou inativa.
- Ativo: a pessoa estará disponível para as operações do sistema.
- Inativo: a pessoa só estará disponível para consultas.
- Nome: se o tipo de pessoa for física, informe seu nome.
- Razão Social: se o tipo de pessoa for jurídica, informe o nome da razão social da empresa.
- CPF/CNPJ: de acordo com o tipo de pessoa, cadastre o número de CPF ou CNPJ.
- Identidade: se o tipo de pessoa for física, cadastre o número do documento de identidade.
- Inscr. Municipal: se o tipo de pessoa for jurídica, informe o número da inscrição municipal da empresa.
- Inscr. Estadual: se o tipo de pessoa for jurídica, informe o número da inscrição estadual da empresa.
- Creci: informe o número da inscrição no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
- Sexo: para o tipo de pessoa física, selecione o sexo.
- Data nascimento: para o tipo de pessoa física, informe a data de nascimento.
- Data falecimento: para o tipo de pessoa física, informe a data de falecimento. Antes de informar esta data, cadastre o contato do inventariante através da aba Contatos.
- Estado civil: para o tipo de pessoa física, informe o estado civil.
- Naturalidade: para o tipo de pessoa física, informe sua naturalidade (estado onde nasceu).
- Nacionalidade: para o tipo de pessoa física, informe sua nacionalidade (país onde nasceu).
- Ramo atividade: para o tipo de pessoa jurídica, informe o ramo de atividade da empresa.
- Profissão: para o tipo de pessoa física, informe a profissão exercida pela pessoa.
- Cônjuge: para pessoa física, informe o nome do seu companheiro.
- Dependente IRRF: informe o número de dependentes do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).
- Local cobrança: informe o local de pagamento das cobranças geradas para esta pessoa, se em carteira (na própria imobiliária) ou no banco (permite emissão de boleto laser).
- CNAE: informe a classificação nacional de atividades econômicas.
- NDP (não domiciliado no país): se a pessoa física não tiver nacionalidade brasileira, e, portanto, não tem CPF, marque esta opção.
Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar.
Aba Endereços
Nesta aba informe o(s) endereço(s) da pessoa. É fundamental que o endereço de cobrança seja preenchido, pois sem ele não será possível realizar emissão de boletos para essa pessoa.
Como Cadastrar Endereço Residencial/Cobrança/Comercial
Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa > Endereços.
Clique no botão Inserir ou selecione um registro para alteração através do botão Alterar.
Selecione a guia Endereços e preencha os seguintes campos:
- Edifício: selecione ou cadastre um novo edifício.
- Logradouro: informe o logradouro do endereço. Exemplo: rua, avenida, beco, praças etc.
- Número: informe o número do endereço.
- Complemento: informe o complemento do endereço. Exemplo: apto 201, bloco A etc.
- Bairro: selecione ou cadastre um novo bairro.
- Região: selecione ou cadastre uma nova região.
- Cidade: selecione ou cadastre uma nova cidade.
- CEP: informe o CEP.
- Telefones: informe até 2 números telefones de contato.
Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar.
Aba Residencial
Informe nesta aba o endereço residencial da pessoa. Nesta aba é possível utilizar as seguintes opções:
Resgatar: utilize esta opção para resgatar o endereço de algum imóvel já cadastrado.
Resgatar endereço de imóvel: ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela de filtro. Localize o imóvel desejado e clique no botão Selecionar.
Replicar: nesta opção é possível replicar o endereço já cadastrado em outra aba do cadastro de endereço.
Cobrança: clique nesta opção para replicar o endereço residencial para o endereço de cobrança.
Comercial: clique nesta opção para replicar o endereço residencial para o endereço comercial
Aba Cobrança
Informe nesta aba o endereço de cobrança. Nesta aba é possível utilizar as seguintes opções:
Resgatar: utilize esta opção para resgatar o endereço do imóvel.
Resgatar endereço de imóvel: ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela de filtro. Localize o imóvel e clique no botão Selecionar.
Replicar: nesta opção será possível replicar o endereço já cadastrado em outra aba do cadastro de endereço.
Residencial: clique nesta opção para replicar o endereço de cobrança para o endereço residencial.
Comercial: clique nesta opção para replicar o endereço de cobrança para o endereço comercial.
Aba Comercial
Informe o endereço comercial da pessoa, caso seja diferente dos demais. Nesta aba é possível utilizar as seguintes opções:
Resgatar: utilize esta opção para resgatar o endereço de algum imóvel já cadastrado.
Resgatar endereço de imóvel: ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela de filtro. Localize o imóvel e clique no botão Selecionar.
Replicar: nesta opção será possível replicar o endereço já cadastrado em outra aba do cadastro de endereço.
Cobrança: clique nesta opção para replicar o endereço comercial para o endereço de cobrança.
Residencial: clique nesta opção para replicar o endereço comercial para o endereço residencial.
Conta Corrente
Nesta aba informe a conta corrente da pessoa. Esta conta será utilizada para realizar repasses, transferências etc.
Como Selecionar Conta Corrente
Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro Pessoa > Conta Corrente.
Clique no botão Inserir ou selecione um registro para alterar através do botão Alterar.
Clique no botão (+) para selecionar uma nova conta corrente.
Na tela de Conta Corrente selecione ou cadastre um novo banco.
Informe os dados da conta corrente.
- Referência: informe a descrição da conta corrente. Essa descrição identificará a conta no sistema Imobiliária21.
- Agência: informe os números da agência bancária.
- Nome Agência: informe o nome da agência bancária.
- Conta: informe os números da conta.
- Tipo Conta: selecione o tipo da conta (corrente, poupança, aplicação, outros).
- Natureza: informe se essa conta é de pessoa física ou jurídica.
- Praça: informe a localidade da agência.
- Conta Corrente Principal: selecione esta opção caso essa conta seja a principal.
- Inativo: selecione esta opção para inativar uma conta corrente.
Ao finalizar o cadastro clique no botão Gravar.
Ao voltar para aba Conta Corrente, é possível selecionar mais contas ou excluí-las através do botão (-).
Caso possua mais de uma conta, para alterar a conta corrente principal, marque qual conta deseja tornar principal na coluna Principal.
Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar.
Aba Proprietário
Nesta aba é possível configurar opções específicas para pessoas que são proprietárias.
Obs.: essa aba só será exibida após selecionar a pessoa que é proprietária, ou seja, que esteja vinculada em imóveis como Proprietários.
Aba Dados
Nesta aba é possível realizar as configurações dos repasses e contas do proprietário.
Como Cadastrar Dados
Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro de Pessoa > Proprietário > Dados.
Selecione um proprietário e clique no botão Alterar.
Preencha os seguintes campos:
- Repasse: nesta opção será possível gerenciar as restrições dos repasses dos proprietários.
- Gerenciamento: selecione qual a situação do repasse do proprietário:
- Permitir repasse: o sistema autoriza que o repasse seja realizado.
- Bloquear repasse: o sistema não autoriza que o repasse seja realizado.
- Exibir alerta: ao realizar o repasse, o sistema exibe um alerta para que o administrador verifique a situação do proprietário antes de dar continuidade.
- Alertar ao selecionar: ao selecionar o proprietário na tela de repasse, o sistema exibe um alerta.
- Mensagem Alerta: por padrão, ao selecionar o gerenciamento, o sistema exibe as mensagens de alerta que serão apresentadas, mas é possível alterá-las.
Para realizar o repasse acesse o menu Lançamentos > Conta Corrente > Repasse Individual / Coletivo.
Contas a Pagar: nesta opção será possível gerenciar as restrições lançamentos de contas a pagar dos proprietários.
- Gerenciamento: selecione qual a situação do lançamento das contas a pagar do proprietário:
- Permitir: o sistema permite o lançamento de contas a pagar sem restrições.
- Bloquear: o sistema não permite o lançamento de contas a pagar.
- Exibir alerta: ao lançar contas a pagar, o sistema exibe um alerta para que o administrador verifique a situação do proprietário antes de dar continuidade.
- Limite por saldo: o sistema permite o lançamento de contas a pagar que não ultrapassem o saldo especificado no campo Valor Limite. Se a conta ultrapassar esse valor o sistema não efetua o lançamento.
- Liberação de saldo por senha: o sistema permite o lançamento de contas a pagar que não ultrapassem o saldo especificado no campo Valor Limite. Se ultrapassar, o administrador poderá inserir uma senha para desbloquear os outros valores.
- Mensagem Alerta: por padrão, ao selecionar o gerenciamento, o sistema exibe as mensagens de alerta que serão apresentadas, mas é possível alterá-las.
- Classificação: selecione ou cadastre uma nova classificação deste proprietário.
- Tipo Depósito: selecione ou cadastre o tipo de depósito.
- Assessor: selecione o assessor do proprietário.
- Valor adicional carnê leão: informe o valor a ser acrescido no imposto.
- Data início administração: informe a data início da administração do imóvel.
- Recolher carnê leão: selecione esta opção para abater o imposto no valor do repasse.
- Isento de cobrança de correção saldo devedor: selecione esta opção para isentar o proprietário de correções em saldos devedores.
- Não considerar para o extrato da gráfica: selecione essa opção para não considerar o proprietário para o extrato da gráfica
Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar.
Aba Despesas Regulares Proprietário
Nesta tela é possível cadastrar as despesas que a imobiliária administra para o proprietário, ou seja, caso ele solicite, a imobiliária ficará responsável pelo pagamento das suas contas utilizando o dinheiro do aluguel.
Como Cadastrar Despesas Regulares Proprietário
Acesse o menu Cadastros > Pessoa > Cadastro de Pessoa > Proprietário > Despesa Regular.
Selecione um proprietário e clique no botão Alterar.
Clique no botão (+) para inserir um novo documento.
Na tela Despesas Regulares Proprietário, preencha os seguintes campos:
Beneficiário: selecione de qual beneficiário será descontado o valor da despesa ao gerar o repasse.
- Histórico: selecione o histórico da despesa regular.
- Fornecedor: selecione o fornecedor.
- Dados Pagto: ao selecionar um fornecedor, os dados bancários serão apresentados automaticamente.
- Tipo Pagamento: selecione qual a forma de pagamento (dinheiro, cheque, débito automático, internet, caixa automático, borderô, outros).
- Descrição: informe uma descrição para a despesa.
- Mostrar Mês Referência no Complemento: selecione esta opção para exibir no complemento o mês de referência.
Cobrança:
- Valor: informe o valor da despesa.
- Formula: se você selecionou esse tipo de cálculo, entre em contato com Group Software para que a fórmula seja criada.
- Mês Vencimento: informe se deseja cobrar a despesa no mês anterior a referência, ou seja, no mês antes do pagamento da despesa. No mês referência, sendo cobrado no mesmo mês do pagamento da despesa. Ou no mês seguinte a referência, sendo cobrado no mês depois do pagamento da despesa.
Isento: para isentar o proprietário desta despesa selecione esta opção.
Ao finalizar, clique no botão Gravar.
Ao voltar para aba DespesasRegular é possível criar mais despesas ou excluí-las através do botão (-).
Ao finalizar, continue preenchendo as outras abas ou clique no botão Gravar.