Central de Cobrança

Central de Cobrança









O objetivo da  Central de Cobrança  é facilitar e otimizar a utilização do sistema. Essa tela agrupa as funções do boleto, remessa e retorno na mesma interface. Também exibe o histórico de emissões de boletos, possibilitando o controle dos boletos registrados, emitidos e cancelados.

  • Dashboard

Acesse o sistema e clique na opção  Boleto  ou através do menu  Lançamentos > Contas a Receber > Central de Cobrança .



Após clicar no ícone, a interface do  Dashboard  é exibida. O  dashboard  apresenta um resumo de contas a receber e pendências do dia. É possível verificar valores de vencimentos e recebimentos, valores que ainda estão em aberto e inadimplência até a data em questão. Também é apresentado um gráfico resumindo a quantidade de boletos gerados e de boletos pendentes entre duas datas de vencimento.



  • Boletos Remessa 

A tela de  Boletos Remessas  facilita a geração de boletos e a pesquisa dos boletos já gerados. A opção  Pesquisar pelo número do boleto  aparece desmarcada por padrão e deve ser utilizada para pesquisar um boleto que já foi gerado anteriormente, caso o operador do sistema tenha o número de posse. Neste caso, basta marcar a seleção, inserir o número do boleto e clicar no botão  Filtrar .




Para gerar boletos pela primeira vez selecione o intervalo de vencimento, situação e clique no botão Filtrar. Se for preciso selecionar o boleto de um contrato ou locatário específico, selecione as opções e clique em Filtrar.



Ao clicar em  Filtrar  o sistema exibe a tela de visualização de boletos. Nessa interface é possível que seja gerado o boleto, a remessa e o envio de boletos por e-mail. Também é possível cancelar um boleto já emitido e exportar.





Para retornar à tela anterior e filtrar por outro boleto ou outra data de vencimento, clique no botão Voltar.



IMPORTANTE:  o sistema não mais permite a geração de remessa antes de gerar o boleto. Caso o usuário tente gerar a remessa antes de visualizar o boleto, o sistema exibira a mensagem abaixo:




Ainda é possível  Alterar Vencimento  e  Ativar Acréscimos .


  • Retornos Bancários

Através da tela de Retornos Bancários o sistema permite a leitura dos retornos bancários. Selecione o arquivo e clique no botão Ler Retorno.



Após a leitura do arquivo, será apresentada na tela todos os títulos presentes no arquivo com sua respectiva legenda. Os botões  Selecionar   todos  e  Salvar  devem ser utilizados se a legenda do retorno for  azul . Assim, será necessário selecionar os boletos com essa legenda e baixá-los manualmente através do botão  Baixar .


  • Histórico Boletos

A tela de  Histórico de Boletos  permite total controle em relação aos boletos emitidos. Nela é possível cancelar boletos já emitidos e monitorar a situação dos boletos após sua emissão.



Através do filtro 
Situação  é possível verificar se a remessa para algum boleto já foi gerada, se o boleto foi registrado com sucesso, com falha ou cancelado.





    • Related Articles

    • Campo Período de emissão na Central de Cobrança

      Através do campo  Período de emissão  é possível  filtrar os boletos pela data que foram emitidos pelo usuário do sistema.  Por exemplo: Todos os boletos com vencimento no mês 01/2020: Todos os boletos com vencimento no mês 01/2020 e emitidos em ...
    • Instruções de cobrança Caixa Econômica Federal - CNAB240

      Nova tela de instruções de cobrança para  Caixa Econômica Federal - CNAB240 . Assim é possível escolher qual instrução será enviada para o banco (baixa/devolução) de acordo com cada contrato. Essa funcionalidade é especialmente útil para contratos ...
    • Filtro de pesquisa por código de usuário

      A partir da versão 10.4.60.00 do Imobiliária21 o sistema possui uma melhoria para pesquisar contratos por código de usuário.  Acesse o menu Configurações > Geral > Outros. Lista das telas: Lançamentos > Contas a Receber. Pesquisa Lançamento ; ...
    • Geração de boletos tipo carnê

      A partir desta versão, foi incluído no imobiliária 21 a opção de geração de boletos do tipo carnê Para utilizar esta funcionalidade, basta, na tela de Central de Cobrança, marcar a caixa de seleção “Carnê” Lançamentos – Contas a Receber – Central de ...
    • Novo modelo de boleto

                A partir da versão 10.4.75.0, o sistema Imobiliária21 conta com um novo modelo de frente do boleto. Com este novo modelo, as informações do Beneficiário se tornam mais visíveis na geração do boleto.  Para habilitar o novo modelo, acesse o ...