Instruções de cobrança Caixa Econômica Federal - CNAB240

Instruções de cobrança Caixa Econômica Federal - CNAB240







Nova tela de instruções de cobrança para  Caixa Econômica Federal - CNAB240 . Assim é possível escolher qual instrução será enviada para o banco (baixa/devolução) de acordo com cada contrato. Essa funcionalidade é especialmente útil para contratos que utilizam  “devolução XX dias”  “protesto XX dias” . Para automatizar a configuração dos contratos o campo  Instrução bancária  foi adicionado ao cadastro de contrato.




Anteriormente era necessário selecionar os títulos manualmente e gerar as remessas separadamente, não podendo enviar ambas instruções em um único arquivo. 

Com o novo campo é possível  configurar qual instrução será enviada para cada contrato individualmente. Assim, ao gerar a remessa na Central de Cobrança, os contratos serão gerados no mesmo arquivo.



Configurações:


Para utilizar essa funcionalidade, o parâmetro  Utilizar local de pagamento  deve ser marcado na tela  Configurações Avançadas – Contas a Receber . Para verificar se o parâmetro está marcado acesse o menu  Configurações > Financeiro > Contas a Receber > Configurações Avançadas .




Após marcar o parâmetro  Utilizar local de pagamento , configure as instruções bancárias no cadastro de  Conta Corrente . Para configurar as instruções bancárias acesse o menu  Cadastro > Empresa > Aba Conta Corrente . Selecione a conta corrente e na aba  Dados complementares , realize as configurações clicando no botão  Configurações CEF .





Clique em  Inserir  para cadastrar todas as instruções bancárias desejadas. 


Por exemplo:  Baixa 15 dias, Baixa 60 dias, Protesto 15 dias, Protesto 60 dias etc.



Após cadastrar todas as possíveis instruções no cadastro de  Conta Corrente , relacione as instruções cadastradas aos contratos. Para realizar o relacionamento acesse o contrato através do menu  Cadastros > Contrato > Cadastro de Contrato > Aba Dados Complementares




Observações:

É obrigatório ter uma instrução definida como principal no cadastro de Conta Corrente;


Se o contrato não tiver nenhuma instrução vinculada, a instrução enviada na remessa será a que está configurada como principal no cadastro de Conta Corrente;


É permitido somente uma instrução no cadastro de instruções -  baixa  ou  protesto . Não é possível cadastrar 30 dias de protesto e 60 dias de baixa no mesmo cadastro, por exemplo;


Se a opção  Não considerar local de pagamento  estiver marcada na Central de Cobrança, o sistema considerará a conta corrente selecionada para todos os contratos, respeitando a instrução cadastrada no contrato;


Se nenhuma instrução estiver cadastrada na conta corrente, a instrução padrão enviada pelo Imobiliária 21 será  baixa/devolução em 45 dias;


Se a opção  Utilizar local de pagamento  não estiver devidamente marcada, a instrução padrão enviada pelo Imobiliária 21 será  baixa/devolução em 45 dias.


Dados cadastrais ANTERIORES


Anteriormente a informação enviada para as contas da Caixa Econômica Federal era configurada no menu  Configurações > Financeiro > Contas Receber > Boletos .




IMPORTANTE:  Para os usuários que já tinham a configuração cadastrada, foi realizado um tratamento interno para não sobrescrever as configurações antigas. No entanto, mesmo assim é obrigatório cadastrar as informações na nova interface para que a funcionalidade funcione corretamente.
    • Related Articles

    • Gestão de caixa no Locações

      Na versão 10.4.83.0 do Imobiliária21 foi implementado algumas rotinas de Caixa no Locações. Com a nova funcionalidade será possível selecionar o modelo de Caixa para o recibo de Contas a Receber onde será apresentado com uma autenticação e para ...
    • Central de Cobrança

      O objetivo da  Central de Cobrança  é facilitar e otimizar a utilização do sistema. Essa tela agrupa as funções do boleto, remessa e retorno na mesma interface. Também exibe o histórico de emissões de boletos, possibilitando o controle dos boletos ...
    • Cadastro de pessoas

               Em cadastro de pessoas realize a inclusão de todas as pessoas que farão parte do cadastro da empresa, do contrato de locação, proprietário, locatário, beneficiário, fiador etc.  Para iniciar o cadastro acesse o menu Cadastros > Pessoa > ...
    • Cadastro de empresa

               No cadastro de Empresa realize o cadastro de todos os dados da imobiliária e realize as configurações relacionadas aos processos.    Aba Dados Principais    Nesta aba informe os dados cadastrais da empresa, ou seja, dados como nome, CNPJ, ...
    • Cloud Premium - requisitos necessários e instruções de acesso

      Requisitos e instruções de acesso ao Cloud Premium: Condomínio21; Group Shopping; Group Folha; Imobiliária21. 1. Requisitos necessários para a utilização e bom desempenho do acesso Cloud Premium Configuração mínima necessária: - Sistema Operacional: ...