Objetivo
Esse manual visa apresentar os passos para adição do Modelo de Contrato dentro do ambiente Cloud. O modelo de contrato é o contrato emitido pelo cliente e que será assinado pelo seu futuro locatário.
Passo a Passo
Devido às particularidades do Microsoft Word, não é possível realizar a edição do arquivo de contrato modelo diretamente no servidor Cloud. Sendo assim, é necessário realizar a edição em seu computador local.
O primeiro passo é transferir os arquivos NovoContratoModelo e GContrato, destacados abaixo para uma pasta qualquer em seu computador.
Para isso, acesse o diretório destacado abaixo:
Em seguida, selecione os dois arquivos mencionados, escolha o diretório onde deseja salvá-los e clique em Open.
Com os arquivos transferidos para o seu computador, é possível realizar a edição do contrato modelo. Para isso, dê um duplo clique sobre o arquivo NovoContratoModelo (você pode escolher o nome que desejar no momento da gravação do arquivo).
Em seguida, clique em Sim.
Clique em Localizar Fonte de Dados.
Selecione o arquivo GContrato que foi transferido anteriormente para o seu computador e clique em Abrir.
Na tela seguinte, clique em OK.
Em seguida, copie o conteúdo do seu contrato padrão de locação e insira-o no arquivo.
Após isso, clique no menu Correspondências e na opção Inserir Campo de Mesclagem.
Em seguida, selecione o campo em que deseja inserir uma determinada informação, (no exemplo abaixo foi utilizado o campo Nome) e clique no respectivo campo de mesclagem desejado (foi utilizado o campo NomeLocador).
Após a conclusão, envie o arquivo editado novamente para o servidor Cloud. Para isso, clique no ícone destacado abaixo.
Após esse procedimento, o arquivo é transferido para a pasta WebFile (pasta de transferência de arquivos do servidor Cloud).
O próximo passo é abrir o cadastro do contrato em que deseja realizar a vinculação das informações ao arquivo de contrato modelo.
Em seguida, acesse as abas Anexos > Documentos e clique no símbolo de adição (+).
Clique no ícone destacado abaixo, selecione o arquivo editado na pasta Arquivos Diversos e clique em Open.
Em seguida, informe uma Descrição, selecione a opção Contrato em Tipo Documento, marque a opção Vincula dados e clique em Gravar. Depois clique em Gravar para salvar as informações do contrato.
Por fim, para conferência, acesse as abas Anexos > Documentos, selecione o arquivo inserido e clique em Abrir arquivo selecionado.
Após isso, pode-se verificar que o sistema vinculou as informações de acordo com os campos de mesclagem inseridos no arquivo.